AJUDA HUMANITÁRIA

FAB realiza apoio logístico às áreas de emergência do Estado do Amazonas

Embarcações da COMARA foram empregadas na Operação Conjunto AMANACI para o transporte de mantimentos, água potável e medicamentos às comunidades locais
Publicada em: 23/02/2024 12:40
| Atualizada em: 23/02/2024 12:40
Imprimir
Fonte: COMARA, por Suboficial Jean
Edição: Agência Força Aérea

Equipes e embarcações da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) foram mobilizadas, após o acionamento do Comando Operacional Conjunto AMANACI, ativado pelo Ministério da Defesa (MD), visando prestar apoio às áreas de emergência no Estado do Amazonas, no mês de fevereiro.

Na ocasião, um comboio fluvial da COMARA partiu de Manaus (AM) para o município de Moura (AM), com oito militares e quatro civis tripulados, transportando 18 toneladas de alimentos e 10.000 litros de combustível. No município foi estabelecida uma base logística no dia 18/02, onde cestas de mantimentos foram transferidas para embarcações do 3° Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro, que iniciaram a distribuição ao longo do Rio Unini, afluente do Rio Negro.

A Operação marca a integração entre a Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB) e permanece em ação para prestar apoio aos moradores afetados pela estiagem.

O Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Tiago Cortat de Melo, pontuou a eficiência no planejamento e execução das missões de apoio. “Esta ação é um exemplo da capacidade de coordenação estratégica do estado brasileiro, em atividade permanente na Região Amazônica”, destacou.

O Comando Operacional Conjunto AMANACI visa o emprego em atividades de apoio logístico às ações de Proteção e Defesa Civil nos municípios da Amazônia em situação de emergência.

A operação foi iniciada por meio da portaria GM-MD nº 5.152, de 18 de outubro de 2023, em resposta à estiagem severa que assola os municípios, e com o objetivo de transportar mantimentos, água potável e medicamentos.

Fotos: COMARA